Reflexões


  Se o amanhã não vier 
Se eu soubesse que essa seria a última vez que eu veria 
você dormir, eu aconchegaria você mais apertado 
e rogaria ao Senhor que te protegesse . Se eu soubesse que essa seria a última vez que eu veria você sair pela porta, eu abraçaria, beijaria você e chamaria você de volta, para abraçar e beijar uma vez mais.
Se eu soubesse que essa seria a última vez que ouviria sua voz em oração, eu filmaria cada gesto, cada palavra sua, para que eu pudesse ver o ouvir de novo, dia após dia.
Se eu soubesse que essa seria a última vez eu gastaria um minuto extra ou dois, para parar e dizer: “EU TE AMO”, ao invés de assumir que você já sabe disso.
Se eu soubesse que essa seria a última vez, eu estaria ao seu lado, partilhando seu dia, ao invés de pensar: “Bem, eu tenho certeza que outras oportunidades virão, então eu posso deixar passar esse dia. É claro que haverá um amanhã para se fazer uma revisão, e nós teremos uma segunda chance para fazer as coisas da maneira correta.
“É claro! Que haverá outro dia para dizermos um ao outro: “EU TE AMO”
e certamente haverá uma nova chance de dizermos um ao outro: “Posso te ajudar em alguma coisa?” Mas, no caso de eu estar errado, e hoje ser o último dia que temos, eu gostaria de dizer o QUANTO EU AMO VOCÊ,  e espero que nunca nos esqueçamos disso.
O dia de amanhã não está prometido para ninguém, jovem ou velho, e hoje pode ser sua última chance de segurar bem apertado, a pessoa que você ama.
Se você está esperando pelo amanhã, por que não fazer hoje?
Porque se o amanhã não vier, você, com certeza, se arrependerá pelo resto de sua vida, de não ter gasto aquele tempo extra num sorriso, num abraço, num beijo, porque você estava ocupado para dar para aquela pessoa, aquilo 
que acabou sendo o último desejo que ela queria.
Então, abrace o seu amado, sua amada, hoje. Bem apertado. Sussurre aos seus ouvidos, dizendo, o quanto o (a) ama e quanto o (a) quer junto de você.
Gaste um tempo para dizer: “Me desculpe”, “Por favor, 
me perdoa”, “Obrigado”, ou ainda:  “Não foi nada, está tudo bem”
Porque, se o amanhã jamais chegar, você não terá que se arrepender pelo dia.


As Flores e os espinhos da roseira



O ser humano possui defeitos e qualidades. Podemos compará-lo a uma roseira. Se olharmos e apreciarmos apenas as flores, ficaremos encantados com a sua beleza. Se, porém, olharmos apenas os espinhos da roseira, as lagartas, as taturanas ou os pulgões pousados em seus caules e suas folhas, não poderemos apreciar a beleza das flores e ficaremos aborrecidos com essas imagens desagradáveis.
     Da mesma forma, se observarmos e apreciarmos as qualidades das pessoas, a vida será bela; mas, se ficarmos reparando apenas os defeitos dos outros, não poderemos sentir a alegria da vida, nem conhecer a beleza dos sentimentos humanos.
     As pessoas mais felizes são aquelas que veem nos outros somente as qualidades e as boas intenções e sentem-se gratas, exatamente como alguém que observa apenas as flores da roseira e aprecia a sua beleza. Pela lei da atração dos semelhantes, essas pessoas atrairão para si apenas a felicidade, a prosperidade e as pessoas bem-intencionadas.
(Fonte: Sabedoria da Vida Cotidiana, vol. 1)

Eu Domador de Mim....


   Ele já tinha todas as rugas do tempo, quando o encontrei pela primeira vez. Queixava-se de que tinha muito o que fazer.
   Perguntei-lhe como era possível que em sua solidão, tivesse tanto trabalho...
   __ Tenho que domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um asno e dominar um leão! __ disse ele.
   __ Não vejo nenhum animal perto do local onde vives. Onde eles estão? Ele explicou:
   __ Estes animais, todos os Homens têm!
   Os dois falcões se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau. Tenho que domá-los para que se fixem sobre uma boa presa.
  São os meus OLHOS!
   As duas águias, ferem e destroçam com suas garras. Tenho que treiná-las para que sejam úteis sem ferir.
   São as minhas MÃOS!
  Os dois coelhos querem ir aonde lhes agradem. Fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades...     
   Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos, mesmo que seja penoso, problemático e desagradável.
   São os meus OLHOS!
   O mais difícil é vigiar a serpente. Apesar de estar presa numa jaula de 32 barras, mal se abre a jaula, está sempre pronta para morder e envenenar os que a rodeiam. Se não a vigio de perto, causa danos.
   É a minha LÍNGUA!
  O burro (asno) é muito obstinado, não quer cumprir com suas obrigações. Alega estar cansado e se recusa a transportar a carga de cada dia.
   É o meu CORPO!
   Finalmente, preciso dominar o leão...
   Ele sempre quer ser o Rei, o mais importante. É vaidoso e orgulhoso.
   É o meu CORAÇÃO! 
   (Autor desconhecido-imagem colhida na net)
REFLEXÃO...
Quando aprendemos a dominar todas as FERAS que existem dentro de cada um de nós, nos tornaremos naquilo que o PAI quer que sejamos... “Humildes, Caridosos, que saibamos nos amar, amar o nosso próximo e principalmente amar a Deus sobre todas as coisas”.

"Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo, um homem sentou e observou a borboleta por várias horas conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela parou de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais longe. Então o homem decidiu ajudar a borboleta, ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.
Eu pedi Força...e Deus me deu Dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi Sabedoria...e Deus me deu Problemas para resolver.
Eu pedi Prosperidade...e Deus me deu Cérebro e Músculos para trabalhar.
Eu pedi Coragem... e Deus me deu Perigo para superar.
Eu pedi Amor... e Deus me deu pessoas com Problemas para ajudar.
Eu pedi Favores... e Deus me deu Oportunidades.
Eu não recebi nada do que pedi... Mas eu recebi tudo de que precisava."










Era uma vez uma ilha, onde moravam os seguintes sentimentos: a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor e outros.
Um dia avisaram para os moradores desta ilha que ela ia ser inundada. Apavorado, o amor cuidou para que todos os sentimentos se salvassem; ele então falou:
_ Fujam todos, a ilha vai ser inundada.
Todos correram e pegaram seu barquinho, para irem a um morro bem alto. Só o amor não se apressou, pois queria ficar um pouco mais na ilha.
Quando já estava se afogando, correu para pedir ajuda.
Estava passando a riqueza e ele disse:
- Riqueza, leve-me com você.
Ela respondeu:
- Não posso, meu barco está cheio de ouro e prata e você não vai caber.
Passou então a vaidade e ele pediu:
- Oh! Vaidade, leve-me com você.
- Não posso você vai sujar o meu barco.
Logo atrás vinha a tristeza.
- Tristeza, posso ir com você?
— Ah! Amor, estou tão triste que prefiro ir sozinha.
Passou a alegria, mas estava tão alegre que nem ouviu o amor chamar por ela. Já desesperado, achando que ia ficar só, o amor começou a chorar.
Então passou um barquinho, onde estava um velhinho.
- Sobe, amor que eu te levo.
O amor ficou tão radiante de felicidade que esqueceu de perguntar o nome do velhinho.
Chegando no morro alto onde estavam os sentimentos, ele perguntou à sabedoria:
- Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe aqui?
Ela respondeu:
- O tempo.
- O tempo? Mas, por que só o tempo me trouxe aqui?
- Porque só o tempo é capaz de ajudar e entender um grande amor.

 Software para sua Vida


Cliente: Alô... é do Setor de "Atendimento ao Cliente"???
Atendente: Boa tarde Senhora. Em que lhe posso ser útil?
Cliente: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar.
Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda. O que eu devo fazer primeiro?
Atendente: O primeiro passo é abrir o seu CORAÇÃO. A senhora encontrou seu CORAÇÃO?
Cliente: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora.
Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando?
Atendente: Que programas estão funcionando, senhora?
Cliente: Deixe-me ver... Eu tenho BAIXA ESTIMA.EXE, RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE
e RANCOR.EXE funcionando agora.
Atendente: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual.  Pode ficar em sua memória permanente, mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas. O AMOR vai reescrever BAIXA ESTIMA.EXE em uma versão melhor,  chamada AUTO ESTIMA.EXE. Entretanto, a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. Esses programas impedem que o AMOR seja instalado corretamente. A senhora pode desligá-los?
Cliente: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como?
Atendente: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDÃO.EXE.  Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o ÓDIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente. 
Cliente: Ok! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente. Isso é normal?
Atendente: Sim, é normal. A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração. A senhora tem essa mensagem?
Cliente: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?
Atendente: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico.
A senhora precisa começar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhoramentos.
Cliente: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?
Atendente: O que diz a mensagem?
Cliente: Diz: "ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS". O que isso significa?
Atendente: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum.
Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos, mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO. É uma daquelas complicadas coisas de programação, mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que "AMAR" sua própria máquina antes que possa amar outra.
Cliente: Então, o que devo fazer?
Atendente: A senhora pode achar o diretório chamado "AUTO ACEITAÇÃO"?
Cliente: Sim, encontrei.
Atendente: Excelente! A senhora está ficando ótima nisso!
Cliente: Obrigada!
Atendente: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC, AUTO ESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDÃO.DOC e copie-os para o diretório "MEU CORAÇÃO". O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa.
Também a senhora precisa apagar AUTO CRITICA.EXE de todos os diretórios e depois esvazie a sua lixeira para certificar-se de que nunca voltem.
Cliente: Consegui! Meu CORAÇÃO está cheio de arquivos realmente puros! Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e está mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORAÇÃO.
Atendente: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando,
Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.
Cliente: Sim?
Atendente: O AMOR é um programa grátis.
Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos  modelos verdadeiramente puros.
Cliente: Obrigada pela sua ajuda!
(Desconheço Autoria)

A Águia e o Falcão

Conta uma velha lenda dos índios Sioux, que uma vez, Touro Bravo, o mais valente e honrado de todos os jovens guerreiros, e Nuvem Azul, a filha do cacique, uma das mais formosas mulheres da tribo, chegaram de mãos dadas, até a tenda do velho feiticeiro da tribo ...
- Nós nos amamos... e vamos nos casar - disse o jovem.
- E nos amamos tanto que queremos um feitiço, um conselho, ou um talismã... alguma coisa que nos garanta que poderemos ficar sempre juntos... que nos assegure que estaremos um ao lado do outro até encontrarmos a morte. Há algo que possamos fazer?
E o velho emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
- Há uma coisa a ser feita, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada...
Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte dessa aldeia, e apenas com uma rede e tuas mãos, deves caçar o falcão mais vigoroso do monte e trazê-lo aqui com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia.
E tu, Touro Bravo - continuou o feiticeiro - deves escalar a montanha do trono, e lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias, e somente com as tuas mãos e uma rede, deverás apanhá-la trazendo-a para mim, viva!
Os jovens abraçaram-se com ternura, e logo partiram para cumprir a missão recomendada... no dia estabelecido, à frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves dentro de um saco.O velho pediu, que com cuidado as tirassem dos sacos... e viu eram verdadeiramente formosos exemplares...
- E agora o que faremos? - perguntou o jovem - matamos-las e depois bebemos a honra de seu sangue? Ou cozinhamos e depois comemos o valor da sua carne? - propôs a jovem.
- Não! - disse o feiticeiro, apanhem as aves, e amarrem-nas entre si pelas patas com essas fitas de couro... quando as tiverem amarradas, soltem-nas, para que voem livres...O guerreiro e a jovem fizeram o que lhes foi ordenado, e soltaram os pássaros... a águia e o falcão, tentaram voar mas apenas conseguiram saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela incapacidade do voo, as aves arremessavam-se entre si, bicando-se até se machucar.
E o velho disse:
-Jamais esqueçam o que estão vendo... este é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão... se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar-se um ao outro... Se quiserem que o amor entre vocês perdure...Voem juntos mas jamais amarrados". 


Uma lição de águia

Aguia A águia é a ave de maior longevidade da espécie. Chega viver setenta anos. Mas pra chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é difícil. Então só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar cento e cinqüenta dias. Consiste em voar pro alto de uma montanha, se recolher num ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Encontrando o lugar, começa a bater com o bico em uma parede até arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual arranca suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos. Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.
"Se alguém está com Cristo é uma nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo."


Você é o grande amor de alguém

Todos nós desejamos – conscientemente ou não – viver um grande amor, seja com a pessoa com quem já estamos... seja com alguém que vai chegar. É algo inerente ao coração humano buscar um “sentimento maior”, que dê um sentido especial a nossa vida, que transforme os nossos dias numa história deliciosamente afetiva, doce, enternecida.
Entretanto, são raros os que se preparam para serem encontrados, procurando tornarem-se uma pessoa consciente, madura, serena, bonita por fora e, principalmente, por dentro... cultivando um amor tranqüilo, fiel ao outro, mas principalmente fiel a si mesmo, conhecedor de suas verdades, seus limites e seus valores.
Uma pessoa que vale a pena ser encontrada é aquela que não se molda ao outro para ser passageiramente aceita. Ela se respeita acima de tudo e reconhece as “exigências” do amor: sabe que somente o que se baseia na verdade e na transparência pode durar.
Portanto, creio que seja este o grande segredo, o princípio da busca e do encontro de um grande amor: que você possa olhar para si mesmo e se conscientizar de que você é o amor de alguém e que, portanto, este alguém, neste imenso mundo, está procurando por você, pelo seu coração... mesmo que já esteja bem aí, do seu lado...
Sendo assim, reflita: o que você tem feito para cultivar o melhor que existe em você? Acredita que já pode abrir as suas portas para o amor da sua vida sem assustá-lo com um vazio ou uma escuridão inexplicável? Acha que já conhece bem os seus próprios caminhos, já poderia conduzir essa pessoa tão especial até seus tesouros internos? O que teria para conquistá-la, envolvê-la, enfim, para encantá-la e fazê-la sentir vontade de ficar por hoje, por mais alguns meses, alguns anos e até pela vida inteira?
Saiba e acredite: você não pode encantar e envolver quem quer que seja se nem você mesmo conhece os seus encantos, a sua exclusividade, a sua capacidade de amar e recepcionar o outro. Como poderá mostrar ao seu amor a pessoa especial que você é se nem você sabe, se não dedicou tempo nem consciência para se descobrir, se conhecer, desvendar suas particularidades?
Você espera por alguém interessante, bonito, inteligente, encantador, diferente, carinhoso, sincero... mas e você?! Tem se empenhado em crescer, aprender, melhorar, transmitir o “pedaço” precioso que existe em você (e só em você)?
Exigir que a vida nos dê o melhor é o que temos feito sempre. Mas precisamos olhar para dentro de nós e perguntarmos o que é que temos dado à vida para merecermos o melhor. Sim! Porque é preciso merecer para ter!
O Universo é absolutamente justo e temos somente aquilo que merecemos. Conheça e disponibilize o melhor de si... e estará pronto tanto para amar como para ser amado!
(Texto adaptado do livro Alma Gêmea, você está pronta para ser encontrada?)